Cyber Ameaças: Alguém aí lembrou de fazer backup?

Cyber Ameaças: Alguém aí lembrou de fazer backup?

14 de maio de 2019 Sem categoria 0

Perder dados (entre alteração ou exposição indevida e indisponibilidade de acesso) pode ser um desastre para qualquer empresa, mas transformar-se em vítima por causa de falha de backup de dados é um erro.

A falha na proteção de dados é uma das ameaças mais comuns para as empresas. Mas pior que a falha na proteção de dados é a perda ou a ineficiência em manter a copia de segurança (backup) de dados.

Qual é o problema?  Do que estamos falando exatamente?

No mundo dos negócios, há muitas coisas que você não pode perder, e considerando especificamente o ambiente de TI, são dados da empresa ou informações confidenciais. Somente aqueles que já experimentaram a perda de dados críticos para o negócio podem entender a real dor disso. Para evitar que a empresa seja prejudicada de alguma forma pela perda de dados, mantenha um backup de todas as informações sobre sua empresa e seus clientes, usando estas estratégias:

Automatize as rotinas de backup:

Ajuda na eliminação de erros humanos, e reduz as chances de hackers agirem. Se precisar, busque conselhos de consultores de TI ou contrate-os para um projeto de automatização da rotina de backup de dados seja em disco rígido local ou em um servidor. A consultoria também pode sugerir a adoção de um serviço terceirizado ou externo para para esta rotina, bem como podem ajudar a avaliar as opções mais adequadas para o seu negócio a partir de backups na nuvem ou mecanismos sob medida para o seu backup.

Considere incluir uma abordagem de Segurança na solução de backup escolhida:

Instalar um sistema de segurança tecnicamente eficiente é útil para manter o backup de dados seguro, porque protegerá os dados contra intrusos, vírus e malware. Portanto, inclua na solução de backup uma suíte de segurança de serviços completa que forneça a melhor proteção de dados, e que seja melhor do que um firewall que proteje apenas os software contra vírus.

Por fim, tenha um Plano de Recuperação de Desastres: 

De acordo com o USS Mall Business Administration, até 60% das pequenos empresas falham em seus negócios devido a falhas na proteção de dados. Portanto, aproveite a chance e não deixe seu negócio se tornar uma estatística. Dê uma atenção especial ao Processo de Gestão de incidentes de TI e torne-o parte de seu plano operacional. Isso ajudará você a realizar etapas críticas, se necessário, para recuperar-se de um evento de perda de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *